Pesquisa

quarta-feira, março 27, 2013

Profissões: Locutor

Bom dia, meninas!

Sejam bem-vindas, a nossa mais nova coluna. Sim! Vamos falar sobre profissões.

De onde surgiu a ideia?


Cremos que falar sobre moda, beleza, esmaltes, e até da vida alheia diga-se de passagem que adoramos - é no mínimo divertido. Porém, não podemos nos esquecer que há assuntos muito importantes, quais muitas blogueiras se recusam a falar em seus blogs, por achar que não há necessidade. 


Nós, pelo contrário, cremos que há sim a NECESSIDADE de falar sobre profissões em todo e quaisquer mecanismo virtual, qual temos essa liberdade. Afinal, a profissão escolhida por cada um de nós, é o que garantirá nosso futuro e até mesmo o futuro de nossos filhos, netos, quem sabe?

Hoje, vamos falar sobre uma profissão que existe há muitos anos no Brasil. Vamos falar sobre a locução. Sim! LOCUÇÃO! Afinal, quem nunca ficou babando e imaginando o rosto da pessoa que está falando nas rádios, ein? Ein?



A escolhida para estrear esse quadro, foi a locutora Patrícia Miyahira - sim, ela que é dona de uma das mais jovens e mais conhecidas vozes das rádios de São Paulo. A Patrícia respondeu algumas perguntas feitas por nossa correspondente, Rebeca Góis, e sem dúvidas se tornou muito especial para nós.



Em nome do Fábrica de Mulheres, agradecemos sua participação, querida! Desejos sucesso, prosperidade e felicidade em tudo o que fizer. Fique ai com a entrevista da Rebeca, na íntegra:


Fábrica de Mulheres: Como surgiu o interesse pela locução?

Patrícia Miyahira: Bom, surgiu durante a faculdade de Radio e TV, mesmo. Isso depois de uns dois anos de curso. Fiquei sabendo que pela própria faculdade havia um curso profissionalizante de locução que dava registro e tudo, daí fui atrás. E deu certo! Simples assim.

FDM: Como é o curso? Qualquer pessoa pode fazer?

Patrícia Miyahira: Quem faz Bacharel em RTV, percebe que o curso de locução é bem especifico. Lá, você aprende o básico de locução AM: jornalística, e as FM’s: locução jovem (Jovem Pan, Mix, Metropolitana, etc.); Popular (Gazeta, Tupi, Nativa, etc.); Adulta (Antena 1, Alpha FM, Nova Brasil, etc.). O bom também, é que a maioria dos professores são locutores que já estão no mercado - o que facilita até no contato pra quem quer se formar e ter o registro de locutor! 

Demorei meses para entrar numa radioweb (radio por internet)... E sem registro de trabalho! Paguei para trabalhar praticamente. “Comi muita areia”,  foi difícil! É tudo uma questão de contato. Para entrar nesta radioweb, eu conheci uma pessoa muito importante, quando fui estagiaria da radio Transamérica, a qual me contratou e hoje sou muito grata: Ricardo Sam –  meu pai do radio.

FDM: Você gosta do que faz?

Patrícia Miyahira: Depois de alguns anos de rádio, mesmo passando “perrengues”, e dificuldades  mas não larguei, virou AMOR mesmo, né? (risos). Amo muito! 

FDM: Qual mensagem você deixa para quem quiser seguir na área?

Patrícia Miyahira: Não desista! Um dizer tão clichê, mas verdadeiro. Quem persevera naquilo que quer, com certeza consegue! Não foi um mar de rosas conquistar o que eu tenho hoje. Sou muito grata a Deus e as pessoas boas que me deram toda diretriz para q eu alcançasse meu espaço hoje. E agradeço as pessoas ruins também, porque se não fosse pelos meus tombos, não teria crescimento e amadurecimento suficiente para encarar o mercado.  No início tudo parece ser difícil, mas nada impossível! E para os meus futuros colegas, boa sorte e nos vemos nos corredores das emissoras de radio por aí! 


E ai? O que acharam da entrevista?
Em breve, traremos mais informações sobre muitas profissões a vocês.

Um beijo!



Nenhum comentário:

Postar um comentário