Pesquisa

sexta-feira, março 08, 2013

Estilo próprio x Moda


Por Ana Martiniano


Começo essa coluna me apresentando, sou Ana Carolina, tenho 22 Anos, casada e mãe; sou profissional na área de cabelos - especializada em penteados e também maquiadora. Meu trajeto na área da beleza, começou cedo. Eu tinha apenas 12 anos de idade, quando minha mãe adquiriu um salão de beleza, eu passava muito tempo lá, e assim fui aprendendo muitas coisas. Porém, depois de um longo período, o salão de beleza foi fechado. Mas o desejo de mexer com beleza, nasceu e ficou dentro de mim. Alguns anos depois, fui trabalhar com minha tia - que me deu oportunidade de me especializar.  Hoje, trabalho no Instituto de Beleza Dellas e como autônoma.
Fonte: Tumblr

Aproveitando o "Dia Internacional da Mulher", decidi falar sobre estilo. Afinal , estilo tem tudo a ver com produtos que consumimos, com beleza, com a mulher.

O estilo é definido pela personalidade da pessoa. Então, temos o estilo de vida (que não vamos abordar nesse texto) e o estilo como característica externa (roupa, cabelo e maquiagem). Existem muitos estilos e esteriótipos que se confundem na caminhada de encontrar sua identidade visual. 

Hoje, vamos nos ater ao estilo relacionado ao mercado da moda; a moda se encarrega de nos transmitir milhares de informações frequentemente. A cada dia, é lançado um novo produto, uma nova tendência. Um turbilhão de informações e novidades  que com certeza, influenciam diretamente ao que usamos. Inclusive, é desse mercado, que saem as principais tendências de cores para sapatos, maquiagens e até mesmo tonalidades para cabelos. 
Podemos notar que quando falamos de estilo, observamos que as pessoas sempre estão mudando de roupa, mas nunca fogem de seu estilo, é parecido com a maquiagem, a diferença é que por mais que a pessoa troque de roupa a maquiagem (no caso da mulher), sempre vai seguir o mesmo padrão, por exemplo: a mulher básica, vai usar jeans e camiseta, mesmo assim alguns dias vai sair com um vestido um pouco mais ousado, mas sempre vai estar com uma make básica. Da mesma forma, uma mulher extravagante, pode até ser básica por um dia. Mas seu estilo, quase sempre estará em evidência.
Uma moda que voltou com tudo e virou o estilo de muitas mulheres, foi o pin up (que por sinal, tem tudo a ver com o contexto do blog). Quando o mercado da moda resgatou algumas peças desse estilo, imediatamente houve um "boom!!!" e agradou muitas mulheres. E por conta disso, o mercado da moda notou que seria necessário uma reformulação, para que o estilo pin up fosse acessível para todas as classes sociais, todos os esteriótipos e todas as personalidades. 
O interessante disso tudo, é que há anos atrás, quando falávamos de moda e estilo, de certa maneira falávamos da mesma coisa que se fala hoje. A linguagem da moda é sempre a mesma! Basta vermos fotografias de nossas mães e tias; elas usavam a moda da época, pouquíssimas tinham um estilo próprio. Da mesma forma funciona nos dias de hoje; é a moda quem dita o estilo que devemos ter. E o ponto-chave dessa história toda, é saber que graças a modernidade e ao excesso e a possibilidade de acesso as informações, cada um tem a oportunidade de se tornar único, independente do que a moda dita, impõe, oferece ou diz. 
E você? Está seguindo o seu estilo? Ou o estilo que a moda impõe para você?

Até a semana que vem meninas!




Nenhum comentário:

Postar um comentário